...

Labmais

Intolerância à lactose: descubra como é feito o exame.

Quem sofre ou já sofreu de intolerância à lactose sabe como esse problema pode ser desconfortável. Para descobrir se a pessoa padece desse mal, é necessário a realização de um exame.

Porém, é comum que as pessoas não o conheçam e tenham dúvidas sobre como esse teste é feito. Pensando nisso, criamos este post para explicar como ele funciona e para quem é indicado. Confira!

O que é a intolerância à lactose?

Essa disfunção é causada por uma incapacidade do organismo em digerir o açúcar presente no leite, conhecido como lactose. Por conta disso, ocorrem sintomas e desconfortos, como cólicas, diarreia e gases, que surgem pouco tempo após a ingestão do alimento.

A intolerância à lactose normalmente é diagnosticada ainda na infância, mas adultos também podem desenvolver o problema — com sintomas mais ou menos intensos.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da intolerância à lactose pode ser feitos por meio da análise dos sintomas ou após a realização de exames, como respiratório, de sangue, de fezes ou biópsia do intestino. Eles devem ser solicitados pelo gastroenterologista.

A seguir listamos alguns dos sintomas mais comuns:

• dor abdominal, barriga inchada ou excesso de gases após o consumo de alimentos com lactose, como leite e iogurte;
• falta de energia e cansaço excessivo;
• dor nos músculos e nas articulações;
• dor de cabeça frequente após a refeição;
• alternância de períodos de prisão de ventre e diarreia.

Como funciona o exame?

Um dos exames mais comuns para descobrir se a pessoa tem intolerância à lactose é o de sangue. Nele, são coletada diversas amostras do paciente: uma em jejum e as outras, de trinta em trinta minutos após consumir lactose líquida.

Ao analisar as coletas de sangue no período do exame, pode-se determinar se o paciente é intolerante à lactose. Quando as enzimas de lactase funcionam corretamente, há uma diferença na taxa glicêmica de ao menos 20mg/dL. Caso essas alterações sejam em menor valor, confirma-se a suspeita de intolerância.

Como o paciente deve se preparar?

Como explicamos acima, o exame deve ser realizado em jejum. Para isso, o paciente deve procurar a clínica em que o teste será feito e se informar sobre o período de jejum e o que pode ser ingerido, como água.

Uma vez com o resultado em mãos, ele deverá ser encaminhado para que o médico analise a situação do paciente.

Quais são os efeitos colaterais?

Esse exame não deve ser realizado por pessoas que tenham alergia à proteína do leite e diabetes em alto grau. Tirando esses pacientes, ele pode ser realizado por todos sem riscos ou contraindicações.

Para a realização do teste, é necessário a administração de lactase líquida. Isso pode causar efeitos colaterais, como:

• estufamento;
• diarreia ou constipação intestinal;
• vômitos;
• refluxo;
• dor de cabeça;
• sensação de má digestão;
• flatulência;
• inchaço abdominal.

Como vimos, o exame de intolerância à lactose é indicado para pessoas que sintam desconforto ao consumir alimentos que contenham a substância e para quem já apresenta casos na família. Para isso, procure um gastroenterologista, que poderá analisar os sintomas e solicitar o exame.

Agora que você já sabe mais sobre como é feito o exame para intolerância à lactose, aproveite e descubra conosco como proceder em casos de intolerância!